sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Barroco europeu

A arte Barroca estendeu-se por todo o século XVII e pelas primeiras décadas do XVIII. Originou-se na Itália e não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano, trazida pelos colonizadores portugueses e espanhóis. O seu surgimento deve-se a uma séria de mudança econômicas, religiosas e sociais ocorridas na Europa. Com o humanismo, o Renascimento e, principalmente, a Reforma, a Igreja católica teve seu poder enfraquecido. O grande império cristão começou a se fragmentar em diversas religiões, pois a força da razão libertava o homem do autoritarismo. A igreja, para reconquistar seu prestígio e poder, organizou a Contra-Reforma, isto é, tomou iniciativas importantes que visavam reafirmar e difundir sua doutrina. É na construção e decoração das igrejas que nasce a arte Barroca. Arquitetos, escultores e pintores foram convocados para transformar igrejas em verdadeiras exibições artísticas, cujo esplendor tinha o propósito de converter ao catolicismo todas as pessoas.

PINTURA - Diferente do Renascimento, em que as figuras são apresentadas de forma estática como se tivessem posando para um retrato, no Barroco elas passam a ser apresentadas de forma teatral, isto é, parecem sempre em movimento. Jogos de luz dão intensidade dramática à cena, destacando os elementos mais importantes do quadro, os quais formam uma composição em diagonal. A simetria e o equilíbrio entre arte e ciência, metas que o artista renascentista buscava de forma consciente, são rompidos na arte Barroca, que procurava retratar temas religiosos, mitológicos e do cotidiano com a predominância da emoção e não da razão. Através de um colorido intenso e de um contraste de claro-escuro, a arte Barroca consegue expressar de forma peculiar os sentimentos humanos.

Principais pintores:

Caravaggio (italiano) o que melhor caracteriza a sua pintura é o modo revolucionário como ele usa a luz. Ela não aparece como reflexo da luz solar, mas é criada intencionalmente pelo artista, para dirigir a atenção do observador.

Andrea Pozzo (italiano) realizou grandes composições de perspectiva nas pinturas dos tetos das igrejas barrocas, causando a ilusão de que as paredes e colunas da igreja continuam no teto, e de que este se abre para o céu, de onde santos e anjos convidam os homens para a santidade.

A Itália foi o centro irradiador do estilo barroco. Dentre os pintores mais representativos, de outros países da Europa, temos:

Velázquez (espanhol) além de retratar as pessoas da corte espanhola do século XVII procurou registrar em seus quadros também os tipos populares do seu país, documentando o dia-a-dia do povo espanhol num dado momento da história. Rubens (holandês) um colorista vibrante, se notabilizou por criar cenas que sugerem, a partir das linhas contorcidas dos corpos e das pregas das roupas, um intenso movimento. Em seus quadros, é geralmente, no vestuário que se localizam as cores quentes - o vermelho, o verde e o amarelo - que contrabalançam a luminosidade da pele clara das figuras humanas.

Rembrandt (holandês) o que dirige nossa atenção nos quadros deste pintor não é propriamente o contraste entre luz e sombra, mas a gradação da claridade, os meios-tons, as penumbras que envolvem áreas de luminosidade mais intensa.

ESCULTURA - O Barroco escolhe a dramaticidade das expressões e o dinamismo dos movimentos como elementos básicos de seu espírito. Essas peculiaridades da escultura Barroca se concretizam através da predominância de linhas curvas, excesso de dobras nas vestes (panejamento) e a utilização do dourado. Como na pintura, o impacto inicial para esse desenvolvimento artístico partiu de artistas italianos, entre os quais GIAN LORENZO BERNINI foi o mais importante. Arquiteto, escultor, urbanista e pintor, Bernini tornou-se o principal artista da corte papal e de Roma. A escultura Barroca não decorou somente fachadas, portadas e interiores de igrejas e palácios. Ela também esteve presente nas construções e restaurações de fontes.

ARQUITETURA - A arquitetura Barroca realizou-se principalmente nos palácios e nas igrejas. A igreja católica queria proclamar o triunfo de sua fé e, por isso, realizou obras que impressionaram pelo seu esplendor. Em contrapartida, alguns governantes também desejaram palácios que demonstrassem poder e riqueza. Os arquitetos deixam de lado a simplicidade e racionalidade e insistem nos efeitos decorativos, pois "no Barroco todo muro se ondula e dobra para criar um novo espaço". É do período a valorização das cercanias imediatas da obras arquitetônica para a beleza da construção. Disso resultou a preocupação paisagística com os grandes jardins dos palácios, como em Versalhes e com a praça das igrejas, como a da Basílica de São Pedro. Principais arquitetos: Bernini, Francesco Borromini, Giacomo della Porta e Pietro da Cortona.

A introdução do Barroco em Portugal deve-se a dois fatores: à descoberta de ouro no Brasil, em 1681, e ao terremoto que destruíu Lisboa, em 1755. Lisboa foi reconstruída de forma majestosa por arquitetos do Barroco.

Nenhum comentário: